Você sabe a diferença entre Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado?

Uma dúvida recorrente entre os recém-formados é a diferença entre especialização, MBA, mestrado e doutorado. A confusão ainda aumenta devido aos termos em latim: lato sensu e stricto sensu.

Para te ajudar a entender quais são as diferenças, neste post vamos falar um pouco de cada uma dessas quatro categorias. Bora conferir?

Não há mais dúvidas que atualmente apenas a graduação não é mais um diferencial para garantir um emprego de qualidade. A formação educacional após a graduação é um fator decisivo para garantir empregabilidade e uma boa renda. "Antes disso, vale ressaltar que, seria bom trabalhar um tempo na área para ter certeza de que quer se especializar naquilo mesmo. Mas não vale acomodar e nunca mais voltar a estudar, afinal, ter uma pós no currículo pode elevar suas chances de sucesso profissional."

O site de notícias g1.globo.com mostra que, o investimento em cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. “No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%."

Os dados são da 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação com mais de 2 milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas em 4.063 cidades de todo país. Segundo o levantamento, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%.


Mas afinal, qual a diferença entre Pós-graduação, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado? Todos esses cursos são chamados de pós-graduação, pois os cursos de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação. Entre eles, existem dois tipos: a pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu”:

  • Pós-graduação lato sensu, que são a especialização e o MBA

Na especialização, é feito um aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Ele normalmente supre aquela necessidade de aprofundar seu conhecimento sobre um determinado assunto, como por exemplo, Especialização em Gestão de manutenção, em Energia, em Segurança do Trabalho e Engenharia de maneira geral. Neste caso, não há inclinação para atividades de pesquisa e o que você recebe no final é um certificado de especialista. Pode ser realizado tanto por recém-formados quanto por profissionais mais experientes que desejam se qualificar mais sobre determinado assunto.

Já o MBA, é muito comum no mundo dos negócios e seu próprio nome já diz isso: MBA é a sigla para Master of Business Administration. É uma formação indicada para líderes que atuam ou querem atuar no mercado e na área de negócios, em cargos de gestão, por exemplo, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão da Produção e Qualidade. O MBA tem objetivo de ampliar competências gerenciais e empreendedoras para profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, visando capacitar pessoas para assumir cargos de gestão nas empresas, como supervisores, coordenadores, gerências, diretorias e presidências, tornando-os capazes e qualificados para liderar pessoas, gerir recursos escassos, definir e compreender estratégia e projetos.

  • Pós-graduação Stricto sensu, que são o mestrado, doutorado e o pós-doutorado

O mestrado consiste no desenvolvimento de uma pesquisa que dura, em média, 24 meses. É necessário cumprir disciplinas e escrever uma dissertação, que é defendida no final. Digamos que, o primeiro passo para entrar num mestrado ou doutorado é apresentar seu projeto para uma comissão de seleção. Ela analisa o interesse e a abordagem do tema proposto. Se ele é aceito, o aluno começa o curso. Se for vetado, é preciso pensar em outro projeto. É preciso ter um professor que te orienta durante a pesquisa. Após a defesa e a aprovação, você recebe o título de mestre. Com este título já é possível dar aulas, mas muitas universidades pedem o doutorado completo em concursos.

No Brasil, o mestrado é equivalente ao título Master of Science, dado pelas universidades americanas.

O doutorado é uma formação ainda mais aprofundada na modalidade stricto sensu. O programa dura em média quatro anos, mas a carga horária em sala de aula é menos extensa. A principal diferença de um programa de mestrado e doutorado está na pesquisa a ser desenvolvida. No doutorado, exige-se que o autor desenvolva uma pesquisa original, inédita, demonstrando grande capacidade analítica. Os cursos stricto sensu são indicados para quem deseja profundidade de pesquisa, e pretende desenvolver conhecimento. Esses cursos demandam tempo e dedicação muito maior que as especializações e o MBA. Por exemplo, a dissertação ou a tese vão exigir uma demanda de tempo muito alto para serem elaboradas. Ou seja, exige organização e obstinação, porém esse profissional vai sair em um patamar bem diferenciado.



Então pessoal, antes de escolher entre cursos lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado ou doutorado), lembrem de checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira e suas expectativas profissionais.

“Além disso, um dos grandes objetivos dos programadas da Pós-graduação (independente de qual você escolher) é reunir profissionais de diferentes áreas, mas com a mesma perspectiva de crescimento profissional, a fim de promover networking, ou seja, troca de conhecimento, experiências e, quem sabe, oportunidades de carreiras.

E então, qual é sua opção para seguir carreira?



Referências

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/pos-graduacao-pode-aumentar-salario-em-ate-118-diz-pesquisa.ghtml Acesso em 30/05/2018

https://extra.globo.com/noticias/educacao/profissoes-de-sucesso/pos-graduacao-ou-mba-conheca-as-diferencas-entre-os-cursos-17343689.html Acesso em 30/05/2018

https://viva-mundo.com/pt/noticia/post/diferenca-especializacao-mestrado-e-doutorado

https://www.excelenciaoperacional.blog.br/

https://engenharia360.com/


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo