Você já ouviu falar em SLIPS?

Atualizado: Mar 26

A engenharia inspirada na natureza


Muitas das criações da engenharia são inspiradas de alguma forma na natureza. Aviões inspirados no voo de aves, sistemas de circulação de ar inspirados em cupinzeiros, trens-bala inspirados em pássaros mergulhadores, telas de TV inspiradas na exuberância de cores das asas de borboletas, são somente alguns poucos exemplos de como a engenharia utiliza a natureza como fonte de inspiração para a solução de problemas do nosso dia-a-dia.


Sabe o velcro? Sim, aquele que tem na sua roupa ou na sua bolsa. Ele foi inspirado em uma planta chamada Arctium, que tem grande poder de aderência, servindo como inspiração para fechos.


Há uma necessidade constante de criação ou aperfeiçoamento de produtos e, em conjunto, se faz um grande esforço de pesquisa na área de materiais avançados.

Por definição, materiais e equipamentos bioinspirados, ou bioderivados, são aqueles cuja estrutura, propriedades ou funções imitam as dos materiais naturais ou de matéria viva.


E o que são os SLIPS, afinal?

Slippery Liquid-Infused Porous Surfaces

Que nome grande! Melhor chamar de SLIPS mesmo.

Traduzindo: Superfícies porosas com infusão líquida escorregadia.


Os SLIPS são um tipo de material avançado que se enquadra no grupo de materiais bioinspirados.

Essa inspiração surgiu das folhas de uma planta carnívora chamada Nepenthes pitcher, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uma superfície capaz de repelir quase tudo, os SLIPS.

Essa planta tem um formato tubular cujo interior é revestido por uma superfície altamente escorregadia. Com isso, se um infeliz inseto pousar na Nepenthes, ele deslizará para o seu fundo em direção à uma câmara cheia de sucos digestivos e ficará preso. Suas chances de sobrevivência são muito pequenas.


O SLIPS é composto por uma rede aleatória de nanofibras, que dá um aspecto poroso, esponjoso. Em seguida ele é recoberto por um filme lubrificante imiscível, responsável pela característica escorregadia. Quando uma gota de fluido complexo como, por exemplo, óleo bruto ou sangue, é colocada sobre a superfície, ela desliza rapidamente ao se aplicar uma ligeira inclinação à esta superfície.


Essa característica é interessante do ponto de vista de obtenção de superfícies antiaderentes, ultra repelentes e as ditas “autolimpantes”.


Já pensou nas janelas e paredes da sua casa autolimpantes? Sonho de consumo!

Voltando a engenharia...


Um dos grandes interesses de uso de superfícies super escorregadias para a engenharia é a possibilidade do aumento da rapidez e eficiência no escoamento de fluidos, sejam líquidos ou gasosos, através de tubulações. Uma dentre tantos outras aplicações possíveis é a lubrificação de componentes de máquinas.

Além disso, o uso deste material como revestimento pode contribuir na solução ou redução de falhas associadas a um dos maiores problemas da engenharia, o desgaste e falhas de materiais metálicos por corrosão, podendo ser aplicado como revestimento em equipamentos, componentes e tubulações submarinas.



Não é incrível?




Referências:


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo