Vamos falar um pouco sobre Engenharia Mecânica?
Engenharia mecânica
Considerado o curso mais antigo do país foi criado há mais de cem anos, a Engenharia Mecânica é um dos ramos da engenharia que mais empregam e oferecem possibilidades de ascensão tanto na indústria quanto na pesquisa. A Engenharia Mecânica é um curso fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico, devido à sua forte participação na indústria e na pesquisa, é o ramo da engenharia que aplica os princípios da física e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.
O futuro da engenharia mecânica
As inovações em materiais e ferramentas analíticas abriram novas fronteiras para os engenheiros mecânicos. Nanotecnologia, biotecnologia, compósitos, dinâmica de fluidos computacional (CFD) e engenharia acústica expandiram a caixa de ferramentas de engenharia mecânica.
A nanotecnologia permite a engenharia de materiais nas menores escalas. Com a capacidade de projetar e fabricar até o nível elementar, as possibilidades de objetos aumentam imensamente. Os compósitos são outra área em que a manipulação de materiais permite novas oportunidades de fabricação. Combinando materiais com características diferentes de maneiras inovadoras, o melhor de cada material pode ser empregado e novas soluções encontradas. O CFD oferece aos engenheiros mecânicos a oportunidade de estudar fluxos complexos de fluidos analisados com algoritmos. Isso permite a modelagem de situações que antes seriam impossíveis. A engenharia acústica examina a vibração e o som, oferecendo a oportunidade de reduzir o ruído nos dispositivos e aumentar a eficiência em tudo, da biotecnologia à arquitetura.
Engenheiro Mecânico
De modo geral, o engenheiro mecânico atua no projeto, no desenvolvimento e na supervisão de sistemas mecânicos, como máquinas, equipamentos e veículos. Dependendo da empresa e do segmento de mercado, pode exercer uma ampla gama de atividades. Além disso, devido à grande integração de projetos mecânicos o profissional tem a possibilidade de trabalhar com outros engenheiros, como: eletricistas, de produção, de controle e automação, entre outros.
Segundo o Ministério do Trabalho dos Estados Unidos descreve a profissão da seguinte maneira:
“Os engenheiros mecânicos pesquisam, desenvolvem, projetam, fabricam e testam ferramentas, motores, máquinas e outros dispositivos mecânicos. Trabalham em máquinas que produzem energia, tais como geradores de eletricidade, motores a explosão, turbinas a vapor e a gás, e motores para jatos e foguetes. Também desenvolvem máquinas que utilizam energia, como equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar, robôs utilizados em processos de fabricação, máquinas-ferramentas, sistemas de manuseio de materiais e equipamentos de produção industrial.”
Que habilidades os engenheiros mecânicos precisam?
A essência da engenharia é a solução de problemas. Com isso em sua essência, a engenharia mecânica também requer criatividade aplicada — uma compreensão prática do trabalho envolvido — com fortes habilidades interpessoais como rede, liderança e gerenciamento de conflitos. Criar um produto é apenas parte da equação; saber trabalhar com pessoas, ideias, dados e economia é o que faz um engenheiro mecânico.
Contribuições da engenharia mecânica
A engenharia mecânica não significa números, cálculos, computadores, engrenagens e graxa. A relação intima com a profissão é motivada pelo desejo de contribuir para o avanço da sociedade por meio da aplicação da tecnologia. A American Society of Mechanical Engineers (ASME – Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos) realizou uma pesquisa para identificar as maiores conquistas da engenharia mecânica. Essa sociedade profissional é a organização mais importante, destinada a representar interesses da comunidade dos engenheiros mecânicos nos Estados Unidos e em âmbito internacional. Essa lista das dez principais conquistas ajudá-lo a compreender melhor quem são os engenheiros mecânicos e avaliar as contribuições que eles têm dado ao mundo.
O automóvel
O programa Apollo
Geração de energia
Mecanização da agricultura
O avião
Circuitos integrados de produção em massa
Condicionamento de ar e refrigeração
Engenharia auxiliada por computador
Bioengenharia
Códigos e normas técnicas
Quais tarefas os engenheiros mecânicos executam?
Carreiras em engenharia mecânica exigem uma variedade de tarefas.
· Design conceptual
· Medidas
· Análise
· Interpretação dos dados
· Apresentações e elaboração de relatórios
· Design de desenvolvimento
· Trabalho em equipe multidisciplinar
· Pesquisa
· Engenharia simultânea
· Análise (FEA e CFD)
· Comparando a concorrência
· Trabalhando com fornecedores
· Gerenciamento de Projetos
· Vendas
· Prototipagem
· Consultoria
· Teste
· Atendimento ao Cliente
Mercado de trabalho do engenheiro mecânico
O mercado de trabalho para a engenharia mecânica é considerado um dos mais amplos das engenharias. Podendo atuar em diversos setores industriais, tais como, manutenção, produção, gerenciamento de pessoas e setores. Em bancos, devido a formação matemática, somada à capacidade de análise e senso crítico do engenheiro, torna esses profissionais excelentes analistas de mercado. Outro setor que emprega engenheiros mecânicos em grandes números, são os setores públicos, em prefeituras e no governo estadual e federal, os engenheiros mecânicos podem auxiliar no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão. Os profissionais podem atuar em setores de fiscalização e viabilidade de projetos. Se não fosse o bastante, o engenheiro mecânico ainda pode atuar como autônomo, prestando serviços a empresas e pessoas físicas. Uma das áreas que mais procuram os engenheiros mecânicos autônomo é a adequação de maquinas e equipamentos a NR-12, nesse ramo o profissional realiza inspeções quanto a segurança e integridade de equipamentos para assim emitir os laudos necessários.
Fontes: Introdução à engenharia mecânica (Lewis), Michigan Technological University.