Vamos falar um pouco sobre Engenharia Mecânica?

Engenharia mecânica


Considerado o curso mais antigo do país foi criado há mais de cem anos, a Engenharia Mecânica é um dos ramos da engenharia que mais empregam e oferecem possibilidades de ascensão tanto na indústria quanto na pesquisa. A Engenharia Mecânica é um curso fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico, devido à sua forte participação na indústria e na pesquisa, é o ramo da engenharia que aplica os princípios da física e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.


O futuro da engenharia mecânica


As inovações em materiais e ferramentas analíticas abriram novas fronteiras para os engenheiros mecânicos. Nanotecnologia, biotecnologia, compósitos, dinâmica de fluidos computacional (CFD) e engenharia acústica expandiram a caixa de ferramentas de engenharia mecânica.

A nanotecnologia permite a engenharia de materiais nas menores escalas. Com a capacidade de projetar e fabricar até o nível elementar, as possibilidades de objetos aumentam imensamente. Os compósitos são outra área em que a manipulação de materiais permite novas oportunidades de fabricação. Combinando materiais com características diferentes de maneiras inovadoras, o melhor de cada material pode ser empregado e novas soluções encontradas. O CFD oferece aos engenheiros mecânicos a oportunidade de estudar fluxos complexos de fluidos analisados ​​com algoritmos. Isso permite a modelagem de situações que antes seriam impossíveis. A engenharia acústica examina a vibração e o som, oferecendo a oportunidade de reduzir o ruído nos dispositivos e aumentar a eficiência em tudo, da biotecnologia à arquitetura.


Engenheiro Mecânico


De modo geral, o engenheiro mecânico atua no projeto, no desenvolvimento e na supervisão de sistemas mecânicos, como máquinas, equipamentos e veículos. Dependendo da empresa e do segmento de mercado, pode exercer uma ampla gama de atividades. Além disso, devido à grande integração de projetos mecânicos o profissional tem a possibilidade de trabalhar com outros engenheiros, como: eletricistas, de produção, de controle e automação, entre outros.

Segundo o Ministério do Trabalho dos Estados Unidos descreve a profissão da seguinte maneira:


“Os engenheiros mecânicos pesquisam, desenvolvem, projetam, fabricam e testam ferramentas, motores, máquinas e outros dispositivos mecânicos. Trabalham em máquinas que produzem energia, tais como geradores de eletricidade, motores a explosão, turbinas a vapor e a gás, e motores para jatos e foguetes. Também desenvolvem máquinas que utilizam energia, como equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar, robôs utilizados em processos de fabricação, máquinas-ferramentas, sistemas de manuseio de materiais e equipamentos de produção industrial.”

Que habilidades os engenheiros mecânicos precisam?


A essência da engenharia é a solução de problemas. Com isso em sua essência, a engenharia mecânica também requer criatividade aplicada uma compreensão prática do trabalho envolvido com fortes habilidades interpessoais como rede, liderança e gerenciamento de conflitos. Criar um produto é apenas parte da equação; saber trabalhar com pessoas, ideias, dados e economia é o que faz um engenheiro mecânico.


Contribuições da engenharia mecânica

A engenharia mecânica não significa números, cálculos, computadores, engrenagens e graxa. A relação intima com a profissão é motivada pelo desejo de contribuir para o avanço da sociedade por meio da aplicação da tecnologia. A American Society of Mechanical Engineers (ASME – Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos) realizou uma pesquisa para identificar as maiores conquistas da engenharia mecânica. Essa sociedade profissional é a organização mais importante, destinada a representar interesses da comunidade dos engenheiros mecânicos nos Estados Unidos e em âmbito internacional. Essa lista das dez principais conquistas ajudá-lo a compreender melhor quem são os engenheiros mecânicos e avaliar as contribuições que eles têm dado ao mundo.

  1. O automóvel

  2. O programa Apollo

  3. Geração de energia

  4. Mecanização da agricultura

  5. O avião

  6. Circuitos integrados de produção em massa

  7. Condicionamento de ar e refrigeração

  8. Engenharia auxiliada por computador

  9. Bioengenharia

  10. Códigos e normas técnicas


Quais tarefas os engenheiros mecânicos executam?


  • Carreiras em engenharia mecânica exigem uma variedade de tarefas.

  • · Design conceptual

  • · Medidas

  • · Análise

  • · Interpretação dos dados

  • · Apresentações e elaboração de relatórios

  • · Design de desenvolvimento

  • · Trabalho em equipe multidisciplinar

  • · Pesquisa

  • · Engenharia simultânea

  • · Análise (FEA e CFD)

  • · Comparando a concorrência

  • · Trabalhando com fornecedores

  • · Gerenciamento de Projetos

  • · Vendas

  • · Prototipagem

  • · Consultoria

  • · Teste

  • · Atendimento ao Cliente

Mercado de trabalho do engenheiro mecânico


O mercado de trabalho para a engenharia mecânica é considerado um dos mais amplos das engenharias. Podendo atuar em diversos setores industriais, tais como, manutenção, produção, gerenciamento de pessoas e setores. Em bancos, devido a formação matemática, somada à capacidade de análise e senso crítico do engenheiro, torna esses profissionais excelentes analistas de mercado. Outro setor que emprega engenheiros mecânicos em grandes números, são os setores públicos, em prefeituras e no governo estadual e federal, os engenheiros mecânicos podem auxiliar no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão. Os profissionais podem atuar em setores de fiscalização e viabilidade de projetos. Se não fosse o bastante, o engenheiro mecânico ainda pode atuar como autônomo, prestando serviços a empresas e pessoas físicas. Uma das áreas que mais procuram os engenheiros mecânicos autônomo é a adequação de maquinas e equipamentos a NR-12, nesse ramo o profissional realiza inspeções quanto a segurança e integridade de equipamentos para assim emitir os laudos necessários.


Fontes: Introdução à engenharia mecânica (Lewis), Michigan Technological University.



145 visualizações0 comentário

Campina Grande/PB - Brasil

emecanica01@gmail.com

(83) 9 9854-5836 | (81) 9 9142-2863

©2020 por D.Cavalcanti Design | Blog Mecânica Oficial. | Todos os direitos reservados.