• evelynssouza6

Programa 5s: Descubra qual é a base para a Produtividade Industrial

A produtividade é o índice de produção por hora trabalhada, ou seja, em termos gerais produtividade é a relação de resultado por esforço. Quando a produtividade de uma empresa é baixa, ela tende a gastar muito mais recursos para conseguir os resultados desejados.

E meio aos problemas econômicos e com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam achar soluções para melhorar todo o processo produtivo e se colocar entre as referências de sua área. É aí que entra em cena a metodologia Lean Manufacturing, trazendo consigo o que hoje é conhecido por programas e ferramentas largamente utilizados por grandes empresas do mundo inteiro.


O que é 5s e como surgiu

O 5s surgiu no Japão pelo professor Kaoru Ishikawa após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra.

Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.


Devido aos resultados promissores da técnica, o 5s foi disseminado em vários países ao redor do mundo. Aqui no Brasil, sua prática iniciou-se por volta do início dos anos 90. Hoje, o 5s é considerado a base para a implantação da Qualidade Total (estratégia administrativa que objetiva gerar a consciência da qualidade em todos os processos de uma organização).


O acrônimo

O termo 5s é o acrônimo de 5 palavras japonesas que são conhecidas como sensos, do latim “sensu” que significa discernimento, ato de raciocinar, atenção. Sendo assim, para o 5s, senso é a capacidade de discernir e manter a atenção sobre determinados pontos dentro da organização. Cada um desses sensos possui um objetivo e trata de algum problema ou desafio. Nesse sentido, o 5s aborda os seguintes sensos:

Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Sucintamente, em cada “S” os objetivos são:


Quando utilizar

Um local de trabalho desorganizado compromete notavelmente as entregas dos colaboradores.

"O principal objetivo do 5S é melhorar a vida no trabalho, eliminando o desperdício, esforços excessivos, problemas com higiene, limpeza e produtividade baixa".

Com isso, o local de trabalho se torna um ambiente propício para a produtividade. Além do mais, em cenários onde criatividade, discussão e geração de conhecimento são essenciais, a implantação do 5s beneficia a construção de ideias, pois ajuda os colaboradores a se concentrarem no que é vital ao invés de se preocuparem com buscar ferramentas ou instrumentos de trabalho, por exemplo.


Vantagens

  • Redução de custos: a falta de organização leva ao desperdício e ao acúmulo, consequentemente, com o 5s, a matéria-prima ou serviço serão melhor aproveitados. Além disso, o 5s possibilita um melhor gerenciamento de tempo e do espaço físico utilizado pelos colaboradores;

  • Melhoria na qualidade de produtos e serviços: um ambiente limpo e organizado induz à inovação incentivando práticas de melhoria além de estimular entregas de qualidade e a realização de um trabalho bem feito;

  • Motivação dos colaboradores: a motivação é o combustível que move uma organização, um ambiente de trabalho com um clima organizacional agradável é fundamental para manter os colaboradores engajados e mais satisfeitos com o trabalho;

  • Segurança: a desorganização é uma das principais causas de acidentes de trabalho, a aplicação do 5s reduz probabilidade de ocorrências de acidentes, tornando o local mais seguro.

Aplicação em uma Indústria

Podemos observar uma fábrica modelo de 5s onde é possível notar que foram eliminadas do ambiente todas as ferramentas, equipamentos e até matéria-prima que não são utilizadas no processo de fabricação (Senso de Utilização). Além disso, há delimitações de espaço no chão, ferramentas dispostas de forma organizada e de fácil acesso, materiais organizados em prateleiras e em espaços específicos (Senso de Organização). Por fim, o local encontra-se limpo, com pontos específicos para descarte de lixo dispostos em pontos estratégicos (Senso de Limpeza).

Aplicação em um Escritório

Aqui observa-se o 5s aplicado em um ambiente administrativo. É possível perceber que foi eliminado do ambiente instrumentos de trabalho que não estavam sendo utilizados como por exemplo, papéis com anotações, pastas, canetas em excesso, entre outros (Senso de Utilização). Também é possível observar que os documentos foram organizados em pastas e organizadores de forma categorizada e identificada. Itens de papelaria foram dispostos em um painel na parede. É possível notar que no ambiente ainda há bastante itens, porém eles encontram-se em lugares estratégicos e de fácil acesso (Senso de Organização). Além disso, tanto a mesa quanto as prateleiras encontram-se limpas, sem restos de alimentos, papéis amassados e poeira, por exemplo (Senso de Limpeza).


Algumas empresas que aderiram ao 5S


"A ideia é usar os materiais corretos, no lugar certo, na quantidade ideal, focando na flexibilidade do processo. Também é necessário considerar o uso de um sistema de gestão integrado, para melhorar o controle de todo o processo produtivo e a possibilidade de escalar a produção de maneira facilitada".



A sua adoção envolve a mudança de pensamento e comportamento por parte de todos, o que exige foco e determinação.




Referências:

Instituto Montanari (2016)

Minetto (2018)





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo