Engenheiros no Mercado financeiro, uma alternativa para tempos de crise?

Engenheiros


Normalmente os engenheiros são mais reconhecidos quando o assunto são, maquinas e equipamentos de grandes, médios e pequenos portes. No entanto, um engenheiro pode ser considerado um solucionador de problemas, que ao pegar um papel em branco pode esboçar soluções para problemas já existentes ou desenvolver uma série de soluções para que o problema seja resolvido com eficiência e em plenas condições de confiabilidade. Engenharia é o esforço prático no qual são aplicadas ferramentas da matemática e da ciência para desenvolver soluções custo-eficientes para os problemas tecnológicos enfrentados pela nossa sociedade. Quando o assunto é a rápida tomada de decisões com base nos conhecimentos e na técnica, um dos profissionais mais capacitados para exercer funções que requer essas características são os engenheiros. O engenheiro é um profissional altamente treinado para ter um excelente senso crítico e frieza nas suas decisões, que muitas das vezes requer uma solução rápida para problemas bem estruturados, dessa forma, as habilidades dos engenheiros atuam de forma excepcional na criação processos técnicos para a resolução de problemas recorrentes.


Mercado Financeiro


Em economia denomina-se como mercado financeiro todo o sistema que envolve as diversas operações de compra e venda de ativos financeiros, independentemente do setor, no qual é bastante amplo, podendo ser no mercado imobiliário, de ações, pedras preciosas, ouro, criptoativos, etc. De forma mais didática, o mercado financeiro é a compra de ativos com o intuito de trazer lucros, sejam eles a curto, médio e longo prazo.


Mercado de capitais: é um meio de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização.

Mercado de crédito: atuam neste segmento diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo. Sendo responsável por realizar empréstimo, arrendamento, financiamento, etc.

Mercado de câmbio: é onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras (dólar, euro, yuan, etc.)

Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto e curtíssimo prazo com vistas a garantir a liquidez da economia.


Mudança de trajetória


A escassez de boas oportunidades em conjunto com a baixa remuneração são um dos principais pilares para a mudança dos engenheiros para outros mercados. Um dos mercados mais promissores para os engenheiros, é o setor financeiro, que possui suas características básicas, mas, não é muito diferente do chamado chão de fábrica, quando se visto pelo lado da pressão e a constante busca de melhores resultados. No mercado financeiro o engenheiro pode expandir e aprimorar suas habilidades em um novo mercado, com uma grande chance de ascensão, os resultados financeiros que podem ser obtidos são muito maiores do que o que a pode proporcionar. A engenharia passa por um momento difícil onde diversos fatores influenciam para a perda de credibilidade, entre eles, um dos principais motivos, a falta de representatividade dos conselhos responsáveis.


Atuação no mercado financeiro


A atuação no mercado financeiro para pessoa física é bem democrática, necessitando apenas ter o CPF ativo, no entanto para atuar profissionalmente é bem diferente. A atuação profissional no mercado financeiro requer formação superior e uma certificação de órgãos regulamentadores, dessa forma, é possível atuar em conformidade com a lei. Um dos Programas de Certificação é o da APIMEC (Associação dos analistas e profissionais de investimento do mercado de capitais) é um programa de qualificação para profissionais de investimentos no mercado financeiro e de capitais no Brasil. A certificação está dividida em três categorias: CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).


Conclusão

O mercado financeiro se apresenta como uma excelente oportunidade para novos engenheiros que estão em busca de mudanças na carreira com excelente perenidade e chances reais de crescimento e reconhecimento. O mercado financeiro além de ter a possibilidade de ganhos muito acima do mercado da engenharia possibilita uma carreira com maior status e visibilidade.

Fonte: infomoney, apimec, einvestidor.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo