A importância das metas profissionais atreladas as suas soft-skills

Todos nós sabemos a importância de um bom planejamento para execução ou elaboração de um projeto, mas você já parou para pensar na importância do planejamento para sua vida pessoal e profissional?

Quando se trata de um ramo tão disputado e cheio de desafios como a engenharia, é de extrema importância que o profissional elabore e execute um excelente plano de ações para se preparar para os diferentes desafios que se apresentam em sua vida. A elaboração desse plano de ação se passa muito por saber de habilidades e limitações pessoais. Saber onde você estar e onde quer chegar. Todos os nossos passos podem ser planejados e devem ser seguidos a partir de um plano de ação que você pode fazer, atrelado a suas habilidades intrínsecas. Porém, ao longo da nossa jornada profissional nos deparamos com necessidades que podem ser aprendidas, é aí que surgem as soft-skills. O desenvolvimento das soft skills é bem pessoal e requer muito do indivíduo de querer mudar e se desenvolver. Para isso é preciso estar atento às próprias características, ao autoconhecimento, à melhoria contínua e à reflexão sobre as suas próprias atitudes.

Como você pode ver, a união do plano de ação com o alto conhecimento, torna-se uma ferramenta essencial para gerir as suas metas. Por isso, você provavelmente não vai encontrar ninguém que alcançou suas metas e objetivos sem ter feito planos estratégicos, táticos e operacionais bem definidos. Os planos de ação são importantes porque, além deles visarem os melhores resultados de uma organização, eles promovem a gestão de tempo e de tarefas de maneira eficiente, fazendo com que você cumpra com seus os prazos e metas preestabelecidas.


Portanto, os planos de ação proporcionam:

  • Alcance grandes resultados;

  • Ascensão na carreira;

  • Realização de metas e objetivos com efetividade.

Tenho certeza que muitos de vocês já ouviram essa frase, muitos são contratados por habilidades técnicas, entretanto, são demitidos por falta de habilidades sociais. Essa afirmativa está diretamente ligada as Soft Skills, que são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Elas geralmente aparecem no formato de características que remetem à personalidade, como empatia, comunicação, organização e flexibilidade. Mas também se pode incluir a capacidade de trabalhar sob pressão ou se adaptar a mudanças.


Nos dias atuais, destacamos as seguintes soft-skills


• Princípios éticos;

• Confiança;

• Atitude positiva;

• Motivação;

• Trabalho em equipe;

• Organização e gestão do tempo;

• Capacidade de trabalhar sob pressão;

• Comunicação;

• Flexibilidade;

• Segurança.


Agora que você já traçou suas metas, já tem ciência das soft-skills, é hora de elaborar o seu plano de ação. O plano de ação pode ser empregado para diferentes situações, desde melhorar uma habilidade específica ou se preparar para um determinado processo seletivo de uma determinada empresa. Um fator de extrema importância é saber onde você quer chegar, sabendo seus objetivos, você já está com 50% dos problemas resolvidos. Após isso, basta você começar a planejar etapa a etapa, colocando as metas, os desafios que precisam ser enfrentados, os prazos que você tem para cada ação descrito e todos os outros fatores que você identifica como necessários para iniciar sua jornada.

 



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo